quarta-feira, 17 de junho de 2009

Imagens de nossa última exibição no espaço cultural Raul Seixas










Algumas fotos da palestra proferida pelo nosso Pronzato, pós exibição de seu filme Revolta do Buzu.

terça-feira, 9 de junho de 2009

PRIMEIRO SEMESTRE DE EXIBIÇÕES

E o primeiro semestre de exibições do Cineclube Roberto Pires no Espaço Cultural Raul Seixas chega ao seu final com o ótimo REVOLTA DO BUZÚ, onde Pronzato nos brindou com cenas histórias, que aconteceram logo ali... em 2003... com os estudantes nas ruas, lutando por seus direitos.

VALEU PRONZATO!!!!

E no próximo semestre tem mais CINECLUBE ROBERTO PIRES no ESPAÇO RAUL SEIXAS.
AGUARDEM!!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PRONZATO - CONVIDADO DO CINECLUBE ROBERTO PIRES

"Sua arma é uma câmera. Sua munição, os fatos. A transformação social é sua ambição. Onde ocorrer mobilização, o argentino radicado na Bahia, Carlos Pronzato, está lá. Seja na Revolta do Buzú, quando estudantes tomaram a rua para protestar contra o aumento da passagem do ônibus; ou no 16 de maio de 2001, quando universitários exigiram a cassação do senador baiano Antonio Carlos Magalhães. Pronzato sempre cumpre a dupla função do registro audiovisual e da participação militante, numa fronteira inexistente entre o artístico e o político. Um militante com uma câmera, como se auto-define".

Matéria do Jornal A Tarde, de novembro de 2006

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O CINEMA DOCUMENTAL

Depois da espetacular sessão da semana passada, apresentando o cinema de ficção baiano. O Cineclube Roberto Pires traz, esta semana, dois documentários filmados em Salvador. IMPERDÍVEIS!!!

PERAMBULANTES
Doc. 7 min. 2008, Cineclube Roberto Pires - Primeiro documentário do Cineclube Roberto Pires, realizado durante a Oficina de Formação Cineclubista, em outubro de 2008. Retratar o cotidiano dos trabalhadores do bairro do Comércio. Uma realidade contundente que mostra o descasso das autoridades, diante do berço do centro comercial soteropolitano.

A REVOLTA DO BUZÚ
Doc. 70 min. 2003 , de Carlos Pronzato - Entre final de agosto e começo de setembro de 2003, a cidade se Salvador, Bahia, foi palco de uma impressionante onda de protestos estudantis contra o aumento do preço da tarifa de ônibus urbano. Milhares de estudantes tomaram as ruas de Salvador, causando engarrafamentos quilométricos, paralisando completamente a cidade por vários dias. O movimento demonstrou a sua força, enfrentando inclusive casos de repressão da Polícia Militar e a desmobilização promovida por grande parte da mídia oficial, colocando também em xeque qualquer tipo de representação ou lideranças. As repercussões das mobilizações no Brasil deixaram para os estudantes baianos a certeza de uma consciência política conquistada na prática e, principalmente, o protagonismo das ruas como cenário natural dos protestos.

Cineclube Roberto Pires e Espaço Cultural Raul Seixas em ritmo de São João e Superoutro