segunda-feira, 1 de junho de 2009

O CINEMA DOCUMENTAL

Depois da espetacular sessão da semana passada, apresentando o cinema de ficção baiano. O Cineclube Roberto Pires traz, esta semana, dois documentários filmados em Salvador. IMPERDÍVEIS!!!

PERAMBULANTES
Doc. 7 min. 2008, Cineclube Roberto Pires - Primeiro documentário do Cineclube Roberto Pires, realizado durante a Oficina de Formação Cineclubista, em outubro de 2008. Retratar o cotidiano dos trabalhadores do bairro do Comércio. Uma realidade contundente que mostra o descasso das autoridades, diante do berço do centro comercial soteropolitano.

A REVOLTA DO BUZÚ
Doc. 70 min. 2003 , de Carlos Pronzato - Entre final de agosto e começo de setembro de 2003, a cidade se Salvador, Bahia, foi palco de uma impressionante onda de protestos estudantis contra o aumento do preço da tarifa de ônibus urbano. Milhares de estudantes tomaram as ruas de Salvador, causando engarrafamentos quilométricos, paralisando completamente a cidade por vários dias. O movimento demonstrou a sua força, enfrentando inclusive casos de repressão da Polícia Militar e a desmobilização promovida por grande parte da mídia oficial, colocando também em xeque qualquer tipo de representação ou lideranças. As repercussões das mobilizações no Brasil deixaram para os estudantes baianos a certeza de uma consciência política conquistada na prática e, principalmente, o protagonismo das ruas como cenário natural dos protestos.

Um comentário:

  1. Hello I really like your blog, I would like a link exchange with you,
    I insert your blog to my favorite blogs ;)

    the address of my blog is: http://marcocrupifoto.blogspot.com/

    ResponderExcluir