domingo, 30 de agosto de 2009

MEMÓRIAS DO CORONELISMO


A qualidade do público na sessão de 27/08 no Espaço Raul Seixas premiou a apresentação do "Memórias do Coronelismo", doc de Aléxis Góis, com gosto e até entusiasmo rolou um bate-papo excelente e algumas pessoas deram testemunhos pessoais sobre o ciclo do garimpo na chapada diamantina. Para a surpresa de muitos, Dona Maria, presente na sessão, filha de garimpeiro na região de Lençóis, falou sobre as referências que o documentário trouxe para ela, além de despertar histórias na sua memória. Também Sra. Creusa falou sobre sua infância na chapada diamantina e a importância de assistir ao documentário. Todos se pronunciaram e manisfestaram satisfação pela exibição e encontro.
Lembramos que nesse ano do centenário de morte de Euclides da Cunha, acontecerá em Salvador, de 10 a 17 de setembro, a 36ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia que homenageia o sertanista. O CineClube Roberto Pires estará presente com produções de seus associados. Vale a pena conferir o evento que já faz parte da história do cinema baiano e brasileiro, um presente do nosso querido Guido Araújo.
Fica o convite para as próximas sessões do CCRP que prometem. É ficar sintonizado nas datas e horários para marcar presença e conferir exibições de elevada qualidade, valorizando as produções audiovisuais baianas no agradável Espaço Raul Seixas, pelo módico preço de graça.
Abraços Cineclubistas.



3 comentários:

  1. Estarei lá!!!! Guarde meu lugar... pois a próxima sessão vai lotar, com a comemoração dos 75 anos do Roberto Pires.

    ResponderExcluir
  2. o cinema é o espaço por excelência da diluição da dor... Cacá Diegues

    ResponderExcluir
  3. Assim é a analogia da vida, diria Zilá: embrionariamente rizomática. Na nossa proposta a tríade formação, produção e exibição. Na trilogia da saga diamantífera: Trabalho, sofrimento e dor - Garimpo, seca e bala. O poder dos coronéis representado por pistoleiros e jagunços constituiam o poder na chapada. Documento histórico no olhar de Aléxis: Documentário Góistico!

    ResponderExcluir