segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lançamento de biografia sobre Roberto Pires em Bauru

http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2009.php?codigo=165804

14/09/2009 - Cultura
Pioneirismo baiano
Diretor do primeiro longa produzido na Bahia, Roberto Pires ganha biografia; lançamento, em Bauru, será hoje, no Automóvel Club
Precursor do cinema baiano com a produção de “Redenção”, em 1959, Roberto Pires teve sua trajetória revista pelo jornalista Aléxis Góis. Intitulada “Roberto Pires - Inventor de Cinema”, a biografia será lançada, em Bauru, hoje à noite, no Automóvel Club. Fundador do Cineclube Aldire Pereira Guedes e formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru, o autor promoverá sessão de autógrafos, a partir das 20h.

Além de descrever a atuação de Pires como cineasta, o livro destaca sua habilidade e grande amor pela sétima arte. Aventuras pelo Brasil, militância contra a energia nuclear e a colaboração em obras de grandes nomes do cinema brasileiro permeiam sua obra. Como inventor, Pires também tem o seu espaço, com a criação da lente anamórfica Igluscope, invenção que motivou uma viagem de representantes da Motion Pictures de Hollywood à Bahia para conhecer o feito.

Com o lançamento de “Redenção”, Pires não apenas fomentou o início da produção cinematográfica da Bahia, como ainda proporcionou o início da carreira de Glauber Rocha, com a produção do primeiro longa do amigo, “Barravento”. O famoso cineasta escreveu certa vez que “se o cinema não existisse, Roberto Pires o teria inventado”.

O cineasta ainda dirigiu “A Grande Feira”, “Tocaia no Asfalto”, “Césio 137” e “O Cego que Gritava Luz”, do diretor João Batista de Andrade, foi praticamente o último filme com o qual Roberto Pires teve envolvimento antes de falecer em 2001.

Além de “Roberto Pires - Inventor de Cinema”, o jornalista Góis participa do projeto de restauração “Redenção”, além de assinar a direção dos documentários “Memórias do Coronelismo” e “Cantoria Caipira: Cururu do Médio-Tietê”.

Durante o lançamento do livro, haverá também a exibição do curta “Artesão dos Sonhos”, dos diretores Petrus Pires e Paulo Hermida, que conta um pouco da vida de Roberto Pires, dedicada inteiramente ao cinema.


• Serviço

Lançamento da biografia “Roberto Pires - Inventor de Cinema” hoje, às 20h, no Automóvel Club (Praça Rui Barbosa, 1-23).

Um comentário:

  1. Muito bom Kékis, ve-lo sempre com a lira doce, rodando o Brasil e até gozando dessa contingência chamada Sucesso. Parabéns!!

    ResponderExcluir