quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SINOPSE FILMES DE QUINTA - 29/10

O Espaço Cultural Raul Seixas, mais uma vez recebe uma sessão do Cineclube Roberto Pires. Os filmes de hoje serão:

CHAMA VEREQUETEA história de Verequete é muito parecida com a história de muitos homens do interior do Pará que deixaram tudo, em seus lugares de origem, para tentar conseguir melhorias de vida na capital do estado. A diferença, no entanto, é que Verequete, nesta sua “diáspora”, carregou consigo diversos elementos de sua cultura “original” e os reelaborou em um novo contexto, um contexto urbano, construindo uma identidade cultural que lhe acompanha desde muito tempo até os nossos dias. O carimbó é a sua arte de transformação.
Ficha Técnica - Chama VerequeteGênero: DocumentárioTempo de Duração: 18 minutos, corAno de Lançamento (Brasil): 2002Direção e Roteiro: Luiz Arnaldo Campos e Rogério ParreiraPrêmios: Menção Honrosa - Festival de Curitiba 2002 / Melhor Música(Curta 35mm) - Festival de Gramado 2002

PATATIVA DO ASSARÉ: AVE POESIAO documentário de Rosemberg Cariry estreiou no dia do centenario do poeta de Assaré, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, em Fortaleza. O filme foi vencedor do 5º Festival de Belém do Cinema Brasileiro. O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.

Ficha Técnica - Patativa do Assaré - Ave PoesiaGênero: DocumentárioTempo de Duração: 84 minutosAno de Lançamento (Brasil): 2009Direção: Rosemberg Cariry

Um comentário:

  1. O filme sobre o Patativa é belíssimo, imperdível mesmo - aula de poesia brasilis em estado bruto (segundo o Kékis G., quase tão relevante pra poesia brasileira quanto o NxZero- discutível...). E o Dragão do Mar, em Fortaleza, é um espaço sobremaneira batuta.
    Abraços!

    ResponderExcluir