quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RESTAURAÇÃO DO REDENÇÃO

Encaminhado ao Fundo de Cultura do Estado da Bahia (demanda espontânea), o projeto REDENÇÃO - 50 anos de cinema baiano consiste na restauração do primeiro filme de longametragem feito na Bahia, Redenção, lançado em março de 1959 e dirigido por Roberto Pires.

A uníca película encontrada do filme, em todo o Brasil, estava num estado de deterioração avançado e corria o risco de se perder. Depois de meses a procura do filme, Petrus, filho de Roberto Pires, encontrou a película em Recife e levou-a para uma análise na Cinemateca Brasileira. Resultado da análise: O FILME PRECISA SER RESTAURADO COM URGÊNCIA.

Projeto escrito e encaminhado ao Fundo de Cultura, patrocínio concretizado... A partir de setembro de 2009 começou a restauração - importante etapa de preservação da obra do cineasta Roberto Pires. REDENÇÃO estará completamente restaurado em fevereiro de 2010. Em março acontece a reestréia nos cinemas da capital baiana.

Um projeto que conta com o trabalho de divervas empresas: Iglu Filmes, Cambuí Produções, Cardim Projetos, Teleimage, Cinemateca Brasileira, Kodak... Todas trabalhando juntas para restaurar e lançar o primeiro filme de longametragem feito na Bahia.

Salve Salve Roberto Pires!!!
Viva o Cinema Baiano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário