domingo, 29 de maio de 2011

Césio 137 premiado no Uranium Film Festival

De 16 a 28 de maio de 2011, aconteceu no boêmio bairro de Santa Teresa, o Uranium Film Festival (www.uraniumfilmfestival.org), primeiro festival internacional de filmes sobre a energia nuclear.

Um festival que apresentou filmes de diversos países do mundo: Brasil, Japão, Dinamarca, Costa Rica, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Alemanha, entre outros.

No dia 22 de maio (domingo) a equipe do programa MEMÓRIA ROBERTO PIRES esteve presente em Santa Teresa para a sessão que apresentou o filme CÉSIO 137, do nosso grande cineasta.




Na quarta (25.05), houve a apresentação de Césio - brilho da morte, documentário produzido por Laura Pires, viúva de Roberto, que relata sobre as vítimas do Césio, 15 anos após o acidente de Goiânia.

No sábado (28.05), o encerramento do Festival realizou a premiere mundial do documentário sobre a Mineração em Caetité-BA. Após o filme, aconteceu um debate sobre o uso da energia nuclear e a exploração das matérias-primas (minérios radioativos) por países em desenvolvimento.

À noite, o encerramento do Uranium Film Festival reservaria várias surpresas. Foram eleitos os melhores curta e longa-metragens do Júri Técnico e Júri Popular. Césio - o brilho da morte (produzido por Laura Pires) foi eleito melhor curta do Júri Popular e o longa-metragem de Roberto Pires, Césio 137, também ganhou o Prêmio do Júri Popular.


Pra completar a noite, Laura Pires foi eleita "a musa do festival".

O programa MEMÓRIA ROBERTO PIRES, em parceria com a IGLU FILMES e CAMBUÍ PRODUÇÕES realizarão a Uranium Film Festival - MOSTRA BAHIA, entre os dias 27 e 30 de setembro de 2011.

O debate em torno das preocupações com uso da energia nuclear foram muito ricos... Produzindo diversas ações... Uma delas é a "Iniciativa Popular Contra Usinas Nucleares" (www.facebook.com/groups/iniciativapopularantinuclear).

Nenhum comentário:

Postar um comentário